Menu

  O Prefeito Municipal de Itaí assinou convênio com a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos para elaboração do Plano Diretor Municipal de Controle de Erosão Rural. O projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi aprovado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema e será financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO. Sendo R$ 88.245,47 financiado pelo fundo e R$ 1.800,93 de contrapartida da prefeitura.
            Este estudo tem por finalidade fazer o diagnóstico da situação atual do município com relação aos processos erosivos existentes (sulcos, ravinas, voçorocas, assoreamento de canais de drenagem) e mapeamento dos processos relacionados à falta de manejo do solo, dos pontos críticos de inundações, das erosões e assoreamentos, bem como o dimensionamento hidráulico e hidrológico, a definição da vazão das áreas e bacias de contribuição, identificação das estradas rurais municipais, mapeamento das travessias existentes e estrangulamentos quando for o caso, etc., e definição de prioridades para a realização de obras. E por fim, propor tanto de diretrizes estruturais como não estruturais, recomendações e indicações de soluções técnicas e orçamentos das medidas estruturais a serem apresentadas.
O estudo subsidiará futuramente a atuação do poder público municipal na resolução de problemas decorrentes principalmente das chuvas torrenciais que assolam constantemente o município e provocam uma série de prejuízos, como: a destruição de pontes, estradas e de aterros de travessias; formação de erosões; assoreamento de canais de drenagem, entre outros problemas. Será um instrumento que auxiliará na solicitação de verbas estaduais e federais e embasará os procedimentos de licenciamento ambiental quando da realização de obras.
 
Top