Menu

 Nos dias 1 e 8 de abril, aproximadamente 50 profissionais da cidade, envolvidos em todo o processo a Alimentação Escolar participaram de uma capacitação sobre a importância de boas práticas na manipulação dos alimentos. Ministrada pela nutricionista do Serviço de Alimentação e Nutrição da Prefeitura, Rosangela Vaz de Almeida – formada pela Universidade São Camilo e pós-graduada em Nutrição Clínica pela Universidade Gama Filho –a palestra teve como objetivo reciclar e atualizar os conhecimentos dos profissionais e garantir a qualidade dos alimentos servidos nas escolas e projetos do munícipio.

Entre estes profissionais estavam presentes funcionários e Diretores das escolas da Rede Municipal e Estadual, Secretaria da Educação, Coordenadores de Projetos Sociais que têm ligação com o Serviço. Além das boas práticas de higiene, todos ganharam a Cartilha da ANVISA, os servidores receberam orientação sobre nutrição e alimentação saudável, como o cardápio é elaborado e a importância dos profissionais da merenda como educadores.
Instruções sobre todo o processo foram levadas em consideração: desde o uso do uniforme correto para servir, ao transporte dos alimentos da Cozinha Central às escolas, o preparo dos alimentos, a quantidade de comida no prato das crianças (tanto para evitar o desperdício, quanto para uma dieta equilibrada) e a aceitação dos alunos aos alimentos servidos.

A alimentação equilibrada do pré-escolar, escolar e adolescente é fundamental para garantir um desenvolvimento adequado, suprindo as necessidades nutricionais individuais. Essa fase da vida requer cuidados especiais, pois uma alimentação não saudável ou falta de alimentação pode ter consequências no desenvolvimento físico, mental e consequentemente no aprendizado das crianças.
 
Top