Menu

 No dia 16 de maio, na Praça da Bandeira, durante a feira da Lua, a equipe do CREAS de Itaí realizou uma ação no Combate ao abuso e a exploração de crianças e adolescentes. Sendo o dia 18 de maio o dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Durante o evento a equipe do CREAS, auxiliados pelas equipes do CRAS Centro e CRAS Capitão Cesário distribuíram panfletos e orientações para quem passava por ali, até mesmo os proprietários das barracas da feira da Lua aderiram à campanha.
Violência Sexual – É uma violação dos direitos sexuais, porque abusa ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver à sua idade cronológica, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social. A violência sexual, abuso ou exploração, pode ocorrer no ambiente familiar, quando há relação de parentesco entre vítima e agressor e extrafamiliar, quando não há uma relação de convivência familiar entre agressor e vítima.
Abuso Sexual – É a utilização do corpo de uma criança ou adolescente, por um adulto ou adolescente, para a prática de qualquer ato de natureza sexual.
Exploração Sexual – Caracteriza-se pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção do lucro ou troca, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. A exploração sexual ocorre de quatro formas: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.


Qualquer pessoa que tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência deve denunciar através do disque 100 ou no conselho tutelar pelo telefone 3761-3355.
 
Top