Menu

  A Secretaria Municipal de Saúde de Itaí, através da Vigilância Epidemiológica informa à população que está disponível na Unidade Básica de Saúde – Dr. Durval Garcia, a vacina contra a Febre Amarela.
Todas as pessoas que irão viajar para os estados da região Norte, Centro-Oeste, Maranhão, Minas Gerais ou para as margens do Rio Grande e Rio Paraná em São Paulo, deverão tomar a vacina contra a Febre Amarela antes de viajar. ‘A vacina leva em média dez dias para criar anticorpos necessários no organismo, portanto quem for viajar para os lugares de risco, não deverá deixar para tomar a vacina de última hora. ’ Informou a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica Angélica Michelin.

A vacina antiamarílica, que combate a febre amarela, protege a pessoa por dez anos e está disponível na Rede Pública de Saúde para crianças a partir dos nove meses de idade.
A Febre Amarela Silvestre é uma doença típica de macacos que vivem nas florestas tropicais e equatoriais. Ela ocorre de forma cíclica, com maior intensidade a cada cinco ou sete anos, e não há condições de erradica-la. A doença acaba atingindo as pessoas porque muita gente entra na mata sem estar vacinada e é picada pelo mosquito vetor (Haemagogus), que passa a doença dos animais para os homens. Quem se vacina não desenvolve a febre amarela.

Os principais sintomas da Febre Amarela são: febre alta, dores de cabeça e musculares, calafrios, náuseas, vômitos e prostação. Quando a febre amarela evolui para as formas graves, há comprometimento do fígado e dos rins. Se alguém reside ou visitou áreas com recomendação de vacinação contra a febre amarela e apresentou alguns desses sintomas, deverá procurar imediatamente o serviço de saúde.
 
Top