Menu

 O teto da Catedral Nossa Senhora Aparecida, no Distrito de Taquaras em Tejupá (SP), desabou na noite desta segunda-feira (27). Um arquiteto esteve no local e disse que o motivo pode ter sido o vento forte que atingiu a cidade e teria soltado algumas vigas da estrutura da paróquia. O local estava vazio na hora do acidente.
A paróquia está interditada e um arquiteto da prefeitura avaliou o local na manhã desta terça-feira (28) para verificar se há risco de novos desabamentos e autorizar a obra. Por dentro, a capela, construída há 55 anos, ficou irreconhecível. A estrutura que sustenta o telhado cedeu e caiu. A fiação elétrica foi arrebentada, ventiladores ficaram pendurados e os lustres destruídos. O local ficou tomado pelos escombros.
Segundo o pároco do local, José Gomes de Moraes Neto, a igreja tinha passado por reforma recentemente. “Recebi um telefonema e vim para cá urgente. Chegando aqui vi toda a igreja com destroços do telhado que literalmente caiu”, afirma.
O arquiteto responsável pela reforma, Pedro Augusto Assaf Navarro Ayub, afirma que apesar das obras não houve nenhuma mudança na estrutura do prédio. “Nós notamos que um dos apoios das tesouras acabou cedendo. E isso fez um efeito cascata que acabou derrubando todo o telhado. Nós suspeitamos que os ventos fortes na região pode ter ajudado isso a acontecer”, explica.
Ainda segundo o arquiteto, a Defesa Civil não precisou ser acionada, já que não há risco de novos desabamentos. Um laudo com as causas da queda deve ficar pronto até a próxima semana.
Alguns moradores iriam rezar um terço na noite do desabamento, no mesmo horário que o telhado caiu, mas segundo os fiéis, por um imprevisto, a oração foi cancela. “Se no caso a gente estivesse na igreja rezando o terço talvez tivesse pegado a gente”, exclama o aposentado Augusto.

Chão da igreja ficou tomado pelos escombros (Foto: Adolfo Lima/ TV TEM)
Igreja localizada no Distrito de Taquaras foi construída há 55 anos (Foto: Adolfo Lima/ TV TEM)
FONTE G1
 
Top