Menu







Secretaria de Saúde alerta sobre o risco de epidemia de dengue



A secretaria da Saúde de Itaí  começou o ano em alerta máximo contra a dengue. A vigilância epidemiológica do município usa a metodologia para identificar as áreas com maior número de ocorrência de focos do mosquito e os criadouros predominantes. A coordenadora técnica de endemias, Tatiane da Rocha  informou que a equipe de controle de vetores  inicia 2015 já com "guerra" declarada contra mosquito transmissor da doença. O objetivo é prevenir a proliferação do inseto, impedindo assim a confirmação de casos novos.
Assim como em toda região, Itaí também está intensificando uma Campanha de Combate a Dengue por surgirem casos confirmados da doença. O município apresentou, em fevereiro, nove casos confirmados de Dengue. São alguns casos importados da cidade de Sorocaba. Devido a isso, a Secretaria Municipal da Saúde e a Vigilância Epidemiológica fazem um alerta para a população contribuir, no sentido de prevenir a contaminação. A Secretaria de Saúde pede a colaboração da população neste período chuvoso. "Os moradores tem que assumir a responsabilidade e não deixar água parada em suas residências, pedimos toda atenção da população, já os maiores números de casos são registrados de fevereiro a abril, o que aumenta o risco de epidemia", frisou.
O município de Itaí adquiriu no ano passado, kits de teste rápido para identificação da Dengue, o resultado sai em ate 10 minutos, esses Kits a secretaria de Saúde disponibilizou no posto de saúde Durval Garcia (Postão do centro), no laboratório de exames laboratoriais de Itaí e no Pronto Socorro da Santa Casa de Itaí, qualquer suspeita, é realizado teste rápido e já notificado e encaminhado o caso para Centro de Vigilância Epidemiológica de Botucatu/SP.
Os casos de suspeita de Dengue de Itaí, foram confirmados ontem 12/02/2015 e após notificação e orientação da Vigilância de Botucatu, com alguns casos confirmado em Itaí, principalmente no bairro capitão cesáreo foi realizado hoje 13/02/2015 aplicação de veneno nas ruas que foram confirmados os casos.
Além das campanhas de conscientização, o ano todo de 2013 e 2014, este ano a campanha precisará ainda mais da ajuda da mídia, todos os meios de comunicação para que juntos combater esse mal.
O combate à dengue pode ser feito em três passos: evite ser picado pelo mosquito (use mosquiteiros, telas e repelentes), elimine os criadouros do mosquito (não deixe água limpa depositada em locais como caixas d'água, tanques e vasos), denuncie quem permite a proliferação do mosquito (use os contados 37613144, telefone de Controle de Vetores e da Secretaria de Saúde 37612003). TODOS JUNTOS COMBATENDO A DENGUE.
Suspeita de Dengue (febre alta, dores no corpo, dor de cabeça) Procure Posto Durval Garcia (Posto do centro) ou Pronto Socorro da Santa Casa.




 
Top