Menu

Casos de dengue saltam de 2 para 27 em menos de uma semana em Avaré
Apenas um caso foi registrado no ano de 2014.
Vigilância Epidemiológica intensificou os trabalhos de fiscalização nas casas






Em menos de uma semana os casos confirmados de dengue em Avaré (SP) passaram de 2 para 27, segundo a prefeitura. A situação colocou em alerta as equipes da Vigilância Epidemiológica. Ações na maioria dos bairros foram intensificadas, segundo a administração municipal. No ano passado, apenas um caso foi registrado.

Durante as visitas domiciliares na cidade a agente de saneamento e vetores, Vilma Colelis encontrou pratos de flores com água parada, o que significa um sinal de alerta para os agentes, que orientam os moradores sobre os cuidados contra a dengue e explicam que é preciso lavar o bebedouro e trocar a água dos pratos com flores todos os dias. “Encontrei isopores jogados no quintal, que não deixam de ser criadouros, pois estavam com água de chuva acumulada. Por isso, orientei os moradores, virei as caixas e fiz um controle mecânico”, conta.
Já a cabeleireira Kely Cristina Carvalho, afirma que devido a uma reforma, esqueceu-se de eliminar alguns pontos que podem ser considerados como criadouros do mosquito transmissor da dengue e que por isso, fará uma limpeza geral em sua casa.
Segundo a Secretaria da Saúde, dez foram contraídos no município e cinco são importados. Ao todo já foram 59 notificações.
A aposentada Ilda Guardian não descuida da limpeza e diariamente lava as bromélias e troca a água que fica acumulada naturalmente na planta. Ela explica que tem medo que o local sirva como criadouro do Aedes aegypti. “Se todos que tem um vaso de planta e que sabem que vai acumular água tivessem esse cuidado, isso não aconteceria em uma cidade como a nossa".
A diretora da vigilância sanitária de Itapetininga, Isabel Cristina Silva, orienta: “Neste momento, precisamos eliminar os criadouros e pedir para que a população se atente aos sintomas, como febre alta, dores no corpo ou atrás dos olhos, para que procure uma unidade de saúde".

fonte: Aumentam os casos de dengue em Avaré
 (Foto: reprodução TV Globo)


 
Top