Menu

Começou  a campanha nacional de vacinação contra a gripe, com a distribuição de 54 milhões de doses para os chamados “grupos prioritários”.
Em Itaí, está disponível a vacina contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. diariamente (Todos os dias) na UBS Durval Garcia (centro) e na ESF Jardim Brasil (perto do Laguinho) A campanha de vacinação contra a gripe termina no dia 22 de maio.
 No sábado (9) de maio, será feito o Dia D de mobilização nacional. Os postos de saúde do Capitão Cesáreo, Jardim Brasil, Jardim Eldorado e Durval Garcia (centro),  ficarão abertos das 08:00 as 17:00, para facilitar o acesso dos que não conseguem ir às unidades em dias de semana. 
Fazem parte do grupo vulnerável as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional, além da população indígena.
De acordo com o governo, 1.794 pessoas foram internadas no ano passado em decorrência de complicações da gripe e 326 morreram. A cepa H1N1 foi a que provocou o maior número de óbitos (163), seguido do H3N2 (105).
De acordo com o ministério, o medicamento é contraindicado a pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.

O Ministério da Saúde destaca que a vacina é segura e consiste em uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Segundo a pasta, estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de pessoas, com pneumonias, que buscam atendimento em hospitais e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Não fique de fora dessa, para maiores duvidas, Secretaria de Saúde 3761-2003 e 3761-1125.


--
Secretaria Municipal de Saúde de Itaí


 
Top